joão nunes de ornelas arquitecto  


O objectivo do trabalho consiste na construção de novas instalações para o mercado de Aljezur dentro de uma área de intervenção compreendida entre o rio e a várzea, e na inevitável reformulação da área envolvente tendo em vista o melhor desempenho do mercado e a qualificação dos espaços exteriores adjacentes ao mesmo, de importância vital para a vila.
O edifício do mercado de Aljezur pode dividir-se em 2 grupos de espaços: espaço de mercado e respectivos espaços de apoio e espaços comerciais com acesso a partir do exterior ou a partir do exterior e do interior (como sucede com a padaria e o talho), incluindo cafés. Fora deste dois grupos encontramos a área consagrada às actividades que tinham lugar no espaço do Clube e as instalações sanitárias públicas.
A nave do mercado compreende dois sectores: um para venda de pescado e outro para venda de legumes. Este espaço é iluminado por portas em vidro (entradas públicas e entradas de serviço), por um plano constituído por perfis de vidro fosco de secção em C e por lanternins.
A entrada na nave é central e ampla garantindo boas condições de acesso às bancas. O plano de luz (perfis em vidro) ilumina as bancas do lado posterior dos sectores atraindo clientes para as bancas mais distantes das entradas.

A área onde o mercado se integra constitui um ponto de importância capital para a vila já que para além da proximidade do rio está no cruzamento dos dois acessos principais a Aljezur: a EN120 e o prolongamento da estrada nº267. A parte antiga e nova da vila encontram-se aí, num terreno plano verde entre duas elevações.

 

 
  sadfdfsgdsgsfdgdsfgsfdgsdfgdsfgdsfrrfggggggggggg projectos curriculo contactos