|
O presente projecto tem por objecto a recuperação de dois moinhos sitos no sítio do Pateiro no concelho de Alcoutim. Ambos os moinhos serão convertidos em centro de observação astronómica (moinho B- uso escolar/amador e moinho A- nível amador avançado).
Este projecto foi desenvolvido em articulação com o Observatório Astronómico de Lisboa na pessoa do Prof. Dr. Rui Agostinho (Astrofísico e Subdirector do O.A.L.) que elaborou um documento intitulado “Proposta de Desenvolvimento de um Centro de Observação Astronómica em Alcoutim” no qual se definiu uma estratégia para a exploração do mesmo e se apresentavam dados que atestam as excepcionais qualidades do céu de Alcoutim para a prática da observação astronómica.
Os dois moinhos têm acesso a partir de uma estrada através de um caminho em terra batida que estabelece igualmente a ligação entre eles.
O moinho B está vocacionado para o acolhimento de iniciativas escolares ou a visita de astrónomos amadores (com nível de exigência pouco elevado).
Ao lado do moinho B existe um anexo (casa do moleiro) que após reconstrução compreenderá a sala polivalente na qual terão lugar actividades várias no âmbito da astronomia (palestras, visualização de filmes ou slides, etc...) e espaços de apoio (i.s. e arrumos). Ao moinho em questão será subtraída a cobertura a substituir por banco e pequeno terraço com base em betão para a fixação do telescópio portátil tipo “Meade ETX 125 AT UHTC – Maksuton/Cassegrain”. O acesso ao terraço faz-se por meio de uma escada em caracol constituída por blocos de betão encastrados na parede. As paredes do moinho serão consolidadas e caiadas. |
|